Manifesto em apoio à luta da classe trabalhadora

Nós, do Coletivo 17- Revolução Ontem e Hoje, nos solidarizamos com as lutas da classe trabalhadora brasileira, que vem sofrendo duríssimos ataques do Governo Golpista e ilegítimo de Michel Temer e seus partidos apoiadores. Por isso, nos juntamos à luta contra a “Reforma da Previdência”, cuja proposta fere direitos dos (as) trabalhadores (as) conquistados por décadas de lutas, pois trata-se de uma reedição ainda mais dura e agressiva do que a era neoliberal de FHC. DIA 15 DE MARÇO DE 2017 é o dia de luta contra esse ataque aos nossos direitos! Vários sindicatos, centrais sindicais, movimentos sociais, movimentos populares e movimentos estudantis estarão mobilizados.

Este Coletivo surgiu de diversos grupos (Sindicatos, Movimentos sociais, Movimentos Populares, Movimento Estudantil e Grupos de Pesquisa) em função da comemoração do Centenário da Revolução Russa (1917-2017). Resolvemos nos agrupar para organizar uma série de atividades (debates, seminários, produção de textos, oficinas, atos, produções acadêmicas e outros) como forma de celebrar essa data que marcou para sempre a história da humanidade. Esse coletivo é formado por professores/as, estudantes, pesquisadores/as, servidores/as públicos/as, sindicalistas/as, ativistas e militantes, ou seja, trabalhadoras e trabalhadores que acreditam e lutam para a superação do modo de produção capitalista e rumo a uma sociedade emancipada, justa e igualitária, uma sociedade socialista.

A Revolução Russa gerou um processo revolucionário que foi e é um dos grandes marcos na história da luta da classe trabalhadora mundial que pela primeira vez tomou o poder e colocou em prática políticas e ações radicais para transformar substancialmente a ordem social, garantindo avanços extraordinários para os/as trabalhadores/as russos/as, que serviram como exemplo para os/as trabalhadores/as de todo o mundo.

Não fazemos a defesa intransigente do modelo soviético de sociedade, pois em alguns períodos ocorreram problemas e até retrocessos. Contudo, nem mesmo os excessos apagam sua importância histórica como fonte inspiradora para lutadores e lutadoras de todas as partes, mostrando que é possível sonhar com outro mundo livre da exploração e da desigualdade, em que o trabalho – como categoria ontológica do ser humano – tenha centralidade nos processos de emancipação.

Como não poderia deixar de ser, um Coletivo que se forma sob as bases do pensamento de Marx e do Materialismo Histórico-Dialético, tem como premissa básica a articulação entre teoria e prática, entre pensamento e ação. Por isso, convidamos a todos(as) para o ato em Brasília no dia 15 de março, concentração na Catedral, a partir das 8h. Não deixe de comparecer!

Diga não à Contrarreforma da Previdência e a todos os ataques aos nossos direitos!

Viva a Revolução Russa! Viva a luta da classe trabalhadora!

COLETIVO 17 – REVOLUÇÃO ONTEM E HOJE

Brasília, 14 de março de 2017