Debate: trajetória do golpe: aspectos políticos e jurídicos de uma ruptura democrática, 11 de agosto de 2016

Assista o debate na íntegra

Fotos do evento


 

A atividade, promovida pela Frente Ampla de Trabalhadoras e Trabalhadores do Serviço Público pela Democracia, acontece nesta quinta-feira no auditório do Instituto de Ciência Política da UnB, e terá Beatriz Vargas e Luis Felipe Miguel como debatedores.

Com o tema “Trajetória do Golpe: aspectos políticos e jurídicos de uma ruptura democrática”, a atividade contará com a presença de Beatriz Vargas, professora da Faculdade de Direito da UnB e de Luis Felipe Miguel, professor do Instituto de Ciência Política da UnB como debatedores.

O golpe não iniciou em 17 de abril ou 12 de maio, ou mesmo no pedido de recontagem de votos após as eleições presidenciais. Que elementos, nas relações sociais e políticas em nosso país, possibilitaram o advento do golpe? Quais falhas da esquerda impulsionaram os movimentos conservadores (e machistas, e racistas, e elitistas) na construção do golpe? De que forma o judiciário vem sendo utilizado como elemento facilitador do golpe? Que interpretações jurídicas podem ajudar a barrar o golpe ou ao menos, denunciá-lo?

Essas e outras perguntas nortearão o debate desta quinta-feira, que conta com o apoio do Alerta Social e do Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades da UnB (Demodê).

Debatedores

BIBIS_Y_PALMA_AZUL_WEBBeatriz Vargas é professora adjunta da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília na área Direito Penal, Processo Penal e Criminologia. Tem experiência na área de Criminologia e Direito, com ênfase em Direito e Processo Penal. É membro da Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade da UnB e do Grupo Candango de Criminologia (GCCrim) da Faculdade de Direito da UnB, além de membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

Luis Felipe Miguel é professor titular do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, onde coordena o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê). Trabalha nas áreas de mídia e política, teoria da democracia, representação política e gênero. É doutor em Ciências Sociais pela Unicamp e publicou, entre outros, os livros Mito e discurso politico (Editora Unicamp, 2000), Democracia e representação: territórios em disputa (Editora Unesp, 2014), e O nascimento da política moderna: de Maquiavel a Hobbes (Editora UnB, 2015).

90 dias de desgoverno golpista

Na ocasião, a Frente também lançará o documento “90 dias de desgoverno golpista”, que apresenta uma sistematização de diversas análises produzidas com o objetivo de evidenciar os ataques aos direitos sociais e os retrocessos ocorridos nestes 90 dias de governo interino, bem como suas consequências para o desmonte das diversas políticas públicas.


quinta, 11/8, 18h30
Auditório do IPol/UnB
(entre o Pavilhão João Calmon e o Centro Comunitário)

com:
Beatriz Vargas
Professora da Faculdade de Direito da UnB

Luís Felipe Miguel
Professor do Instituto de Ciência política da Unb

Ver o evento no Facebook.

Realização:
Frente Ampla de Trabalhadoras e Trabalhadores do Serviço Público pela Democracia

Apoio:
Alerta Social
Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades – Demodê