Democracia nos Eixos: Isoporzinho, 31 de julho de 2016

photo627585427816163263

Em ato, trabalhadores denunciam ações de precarização da educação do governo ilegítimo

No último domingo (31/08), o #DemocraciaNosEixos – Isoporzinho realizado pela Frente Ampla de Trabalhadoras/es do Serviço Público pela Democracia, debateu o impacto do golpe nas políticas públicas de educação.

A partir de denúncias publicadas em cartazes espalhados por toda a área do ato, na EQN 214/214 (Asa Norte), que faziam menção aos ataques do governo interino a diversos projetos e programas da educação, cerca de 200 pessoas participaram do ato que debateu a conjuntura e denunciou as ações de precarização da educação no Brasil pelo governo ilegítimo.

“O governo golpista acabou com o Pacto pela Educação na Idade Certa; com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego [Pronatec]; com o Portal dos Diplomas, criado para combater fraudes; com o Ciências sem Fronteiras na graduação; cortou 90 mil bolsas do fundo de financiamento estudantil [FIES]; revogou as nomeações para o Conselho Nacional de Educação; quer retirar a redação do Exame Nacional do Ensino Médio [ENEM]; quer cortar a vinculação orçamentária das verbas destinadas à educação”, denunciaram os presentes.

Também houve crítica a recente editorial do jornal O globo, que pauta e defende a cobrança de mensalidade nas universidades brasileiras. Para o jornal, a cobrança seria justa, “pois a maioria dos que acessam o ensino superior gratuito são pessoas de alta renda e os governos perderam a capacidade de financiamento das universidades públicas”.

“É uma solução nefasta a cobrança de mensalidade. Uma solução que, em todos os países em que foi implementada, produziu mais desigualdade e mais elitização das universidades. É o primeiro passo para se cobrar mensalidades também na educação básica e infantil”, afirmou um dos manifestantes.

A atividade contou ainda com a presença da liderança indígena Guarani-Kaiowá Valdelice Veron, que levou ao ato o choro e o clamor dos Kaiowás do Mato Grosso do Sul. “Estou pedindo, estou implorando porque não quero mais ver meu povo morrer. Nós sabemos que toda canetada que sai daqui, sai tiro lá. Estamos demarcando nossa terra com sangue”, desabafa.

__________________________________________________________

Democracia nos eixos
Isoporzinho

Roda de conversa sobre políticas de educação
31/7 – Dia de mobilização contra o golpe
15h
Local: Entrequadra norte 214/215 [quadra de Cristovam Buarque]

* * *

No Dia de Mobilização Contra o Golpe a Frente Ampla do Serviço Público pela Democracia fará mais uma roda de conversa.
Dessa vez o tema serão as POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO!
Traga sua canga, sua família, comidas e bebidas e venha debater conosco esta importante questão — e em vizinhança afeita ao tema…

Veja o evento no Facebook.

* * *

Realização:
Frente Ampla de Trabalhadoras e Trabalhadores do Serviço Público pela Democracia

Apoio:
Alerta Social
Comitê Pró-Democracia
Frente Brasil Juristas pela Democracia
Frente Brasil Popular
Pare o Golpe
Rosas pela Democracia
Sindsep-DF

Fotos do Evento