Nota da Frente Ampla de Trabalhadoras e Trabalhadores do Serviço Público pela Democracia em defesa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Comunicação Pública

frenteEBCA Frente Ampla de Trabalhadoras e Trabalhadores do Serviço Público pela Democracia manifesta-se em defesa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e do projeto de comunicação pública que ela representa, previsto na Constituição Federal de 1988, e regulamentado em 2008, por meio da Lei n° 11.652.

Repudiamos o governo ilegítimo de Temer que, dando mais uma mostra de sua aversão à democracia, decidiu destituir, de maneira ilegal, o diretor-presidente em plena vigência de seu mandato, com previsão legal de quatro anos. Nos somamos mais uma vez às diversas vozes que lutam pelo restabelecimento da democracia no país para exigir a imediata anulação dessa medida.

Uma comunicação pública plural e autônoma é condição para a consolidação da democracia brasileira, que vem sofrendo constantes ameaças. Não admitimos que um governo interino e ilegítimo desvirtue os princípios, objetivos e missão da empresa, muito menos que desmonte seu Conselho Curador, seu elo com a sociedade civil.

Apoiamos a Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública e sua luta por um projeto autêntico de comunicação pública, que garanta a independência nos conteúdos, a pluralidade de vozes, a gestão participativa e a diversidade brasileira.